CarpFishing:
É uma Pesca com um conceito de Captura e Devolução... Sempre sem Morte.
E mais, o verdadeiro Carpista traz sempre consigo um tipo de estojo de primeiros socorros para tratar feridas ou pequenas escoriações que as carpas eventualmente possam ter, quer adquiridas durante a luta ou feridas já mais antigas. A carpa é sempre devolvida num estado de Saúde melhor, do que antes de ser capturada. É quase como uma ida ao médico...
Este tipo de Pesca requer um tipo de material específico e apetrechos adicionais, que visam a total segurança das Carpas pois a sua segurança é a parte mais importante e fulcral desta disciplina. As canas deverão ser resistentes, em Carbono de preferência e com 12 pés de tamanho e 3 libras de resistência serve perfeitamente pois são as medidas mais usuais.
Os carretos têm que ser também resistentes, com uma bobine com muita capacidade de fio e boa recuperação. Preferencialmente com "Baitruner" que consiste num sistema de dupla embraiagem específico para esta pesca, uma para o arranque do peixe e a outra para travar ou ferrar o peixe, que entra em acção com uma simples volta á manivela ou com o puxar da respectiva patilha.
Para suportar as canas utilizam-se uns suportes vulgarmente conhecidos por "Pods" no qual estão uns alarmes ou indicadores electrónicos de toque (Bits), que nos avisará da picada e arrancada do peixe.
Ao pé destes ainda leva um tipo de pesos (Swingers) que serve para nos indicar a picada quando o peixe recua para nós em vez de ir para a frente.
As montagens poderão ser de vários tipos e diversidades, mas assentam todas no mesmo conceito base: Montagem Cabelo. Esta consiste em o isco em vez de ficar preso no anzol como nas pescas mais tradicionais, fica pendurada num fio imedia tamente a seguir ao anzol. Ou seja o anzol fica acima do isco. As carpas alimentam-se por sucção e ao aspirarem o isco o anzol vais imediatamente atrás e este como está completamente livre permite uma ferragem muito mais eficiente.
Os iscos normalmente utilizados neste tipo de pesca são os "Boilies" que consiste na selecção de vários ingredientes tipo farinhas, que depois de misturados com ovos, molda-se uma pasta de onde fazemos pequenas bolas que se fervem para ficarem duros para utilizar como isco. Tanto podem ser comprados como fabricados por nós mesmos em nossas casas.
A parte mais importante é a segurança das Carpas.
Para o efeito deveremos ter um bom e grande Camaroeiro, próprio para Carpfishing, o qual nos vai permitir tirar a Carpa da água em total segurança.
Depois deveremos ter um Tapete de Recepção para receber a Carpa, pois estas nunca deverão ser postas em contacto com o chão, pois poderiam apanhar fungos e bactérias que lhes iriam causar uma infecção nas escamas da qual provavelmente nunca mais se curariam.
Enquanto fora de água devemos molhá-las costantemente com água pois são revestidas por um muco que lhe serve de protecção e o qual deve sempre estar húmido. Se tivermos de manusear a carpa para tirar fotos e pesar esta deve estar a uma distãncia do solo no máximo de 10 ou 15 cm de preferência sempre de joelhos.
Nunca levantar a carpa, pois uma queda de 20 cm pode ser fatal ou causar graves hemorragias internas. Evitar ter as Carpas fora de água mais de três ou quatro minutos, pois não podemos arriscarnos que sofram qualquer tipo de dano.
Estes Animais são impressionantes, cheios de Nobreza e muito combativos. Merecem todo o Respeito e Admiração por nós pois muitos são mais velhos do que nós, sobreviveram anos a fio á poluição, ás redes ilegais, a secas, a cheias, a peixes predadores, e ao maior predador de todos: o homem.
Por isso só quem tem o previlégio de ter uma Criatura destas nas mãos e ver os seus olhos, percebe a Magia desta filosofia de Pesca sem Morte...